Obras Geotécnicas
Utilizando as melhores técnicas e vasto conhecimento, executamos obras geotécnicas com qualidade e precisão necessárias para a excelência do desempenho das construções, garantindo sempre soluções ideais para a viabilidade da sua obra. Alguns exemplos:
ESTACA RAIZ
A solução em fundação que topa qualquer desafio.
Aplicada para qualquer tipo de solo e rocha, sobretudo em terrenos particularmente difíceis. É uma estaca moldada “in loco”, armada ao longo de todo o fuste e injetada com argamassa de cimento e areia. Executada através de perfuração rotativa e revestida em solo por meio de camisas metálicas, que garantem a estabilidade da perfuração. Absorve esforços de tração e compressão. Com uma alta capacidade de carga para estacas de pequeno diâmetro, pode ser executada com inclinações especiais. Tem mínima perturbação em terrenos circundantes. Possibilidade de execução em área reduzida e alturas limitadas. No trecho em rocha (matacões/rocha) é executada com perfuração roto-percussiva, interna aos tubos metálicos, com uso de martelo de fundo. Executada em vários diâmetros até 500 mm.
Aplicações:
Fundações em geral, pontes, viadutos, passarelas, edifícios, postes, torres metálicas;
Em terrenos considerados difíceis;
Fundações de máquinas e equipamentos sujeitos à vibração;
Proteção para escavação de galerias de grandes diâmetros;
Solicitação de subpressão;
Reforços de fundações.
CONTENÇÕES
Segurança e confiança para escavação e taludes.
Contenções são estruturas capazes de promover a estabilidade contra a ruptura de maciços, evitando escorregamentos provenientes do seu peso próprio e/ou de sobrecargas. As contenções são estruturas indispensáveis para muitos projetos e podem ser aplicadas em variadas obras.
Grampos: Elementos similares aos tirantes, são estruturas inseridas no interior do maciço a ser contido, não sendo submetidos a protensões.
Concreto projetado: É um processo de aplicação de concreto sem a utilização de fôrmas. O procedimento consiste na aplicação contínua de concreto ou argamassa em superfícies, sob pressão, através do uso de compressores de ar.
Drenos DHP: Os drenos horizontais profundos (DHP) são tubos de pequeno diâmetro inseridos ao longo de taludes, visando coletar águas infiltradas ou do próprio lençol freático, afim de minimizar as pressões neutras do maciço.
Aplicações:
Rodovias;
Pontes;
Subsolo de edifícios em geral;
Barragens;
Usinas;
Túneis.
TIRANTES MONOBARRA E CORDOALHA
Segurança de escavações e contenções em áreas urbanas e em taludes de cortes de qualquer terreno.
Tirantes são elementos estruturais, lineares, compostos por cordoalhas ou monobarras de aço, que, ancorados a um maciço, transferem por tração os esforços da superfície para o interior do mesmo.
As peças são introduzidas no terreno por meio de perfuração e injeção de calda de cimento, formando bulbo de ancoragem no maciço.
Aplicações: